domingo, 6 de junho de 2010

Recordar e viver novamente..

No ano de 1938 em meio a fatos importantes da história de nosso país tais como a Instalação do Instituto Histórico Geografico de Santos SP, a morte de Virgulino Ferreira da Silva (Lampião) um dos bandidos mais procurados e temidos de todos os tempos no Brasil. Tambem morreu acometido por um Aneurisma Cerebral, um dos maiores militantes espiritas Cairbar Schutel, que dedicou a vida a auxiliar os menos favorecidos. Além de fatos estes conhecidos pela pátria brasileira faço lembrar tambem a pátria amada de meu coração, território este habitado por amores, sentimentos e lembranças mil. Em especial recordar que no ano aqui citado mais especificamente do dia 25 de maio de 1938 na cidade de Santos SP, encarna (nasce) através da bondade divina e do amor de sua mãe Maria Benedicta de Sousa, Braulio de Souza Filho. Que seria ao longo de sua estadia na esfera terrestre um grande pai, professor, amigo e irmão.

Vamos juntos meu amigos recordar para viver novamente, tenho muitas historias de Braulio para contar, e você?.
Aposto que tem, então venha comigo nessa viagem...

24 comentários:

  1. Em 2/03/2006, às 12:05:17, BRAULIO DE SOUSA FILHO | página pessoal | e-mail disse:
    OI LUIZ'D!
    LEGAL A HISTÓRIA DA DA SUA FAMÍLIA!
    A ESCOLA PÚBLICA ERA MESMO DE PRIMEIRA;OS PROFESSORES COMPETENTES E SE APRENDIA ENTRE OUTRAS COISAS QUE AS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS ERAM SEIS, A SABER: ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO; DIVISÃO; POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO! E VC ENTÃO ESTAVA PREPARADO REALMENTE PARA O CURSO PROPEDÊUTICO, DEPOIS SUBSTITUÍDO PELOS CURSOS GINASIL E COLEGIAL, ESTE ÚLTIMO DIVIDIDO EM CIENTÍFICO E CLÁSSICO!
    HOJE EM DIA MEU CARO DR. LUIZ'D A EXCLUSÃO DE EDUCANDOS COM HABILIDADES ESPECIAIS É MUITO GRANDE; ÀS VEZES POR IGNORÂNCIA; ÀS VEZES POR DISCRIMINAÇÃO RACIAL, SOCIAL, CULTURAL ET DETERA!
    DEUS NOS SALVE DOS PEDANTES DE TODAS AS ÉPOCAS!
    UM ABRAÇO E ME DESCULPE A EXTENSÃO DO TEXTO!

    ResponderExcluir
  2. Galera esse copmentario acima retirei do terrafotolog, Saudades do Rio- Luiz Darcy..http://fotolog.terra.com.br/luizd:272

    ResponderExcluir
  3. Quem conheceu o Braulio lembra dele falando sobre as operações fundamentais...muito bom..

    ResponderExcluir
  4. Ai galera um blog falando sobre Segregação Racial, a jovem disse assim...
    14 janeiro, 2008 às 11:26 am

    PARA O DANI,

    Gostei de seu pensamento.
    Mas garanto a voicê que essa história de “Zumbi dos Palmares” é um mito, uma invenção folclórica. Não existem provas da existência deste personagem, Existiram vários “zumbis”, mas de nome Sebastião, José, Joaquim, que quando podiam fugiam. Mas daí a atribuir , alem de um nome folclórico, carácterísticas de personagem com atributos tais como heroi olímpico, é uma invencionice a mais na costumeira falsificação da história de nossa nação brasileira, um engôdo pouco sério dirigido à credulidade popular, sempre ávida do “maravilhoso”, da lantejoula e outras logros para esquecer nossa própria má vontade construtiva.
    Existiram, naturalmente, grupos de escravos fugidos que construiram existência ligada à terra e seu cultivo. E alguns destes grupos reagiram aos caçadores de fugitivos, e aumentaram seus grupos com novos membros, tambem fugidos , ou libertos. Mas na maioriua das vêzes os libertos permaneciam junto aos senhores.

    ResponderExcluir
  5. Então Braulio coloca as coisas no seu devido lugar..

    BRÁULIO DE SOUSA FILHO disse:
    17 janeiro, 2008 às 2:37 am

    EUS CAROS PATRÍCIOS!

    PRIMEIRO TOMEM UMAS INJEÇÕES DE MELANINA E DEPOIS COM SUAS PELES ESCURECIDAS SAIAM PELO BRASIL E PELO MUNDO!

    NÃO SE ESQUEÇAM DE SE PASSARAM APENAS 119 ANOS DO INÍCIO DO ABANDONO TOTAL, APÓS SEREM COLOCADOS NAS RUAS, SEM EIRA NEM BEIRA, RESTOU-NOS APENAS OS PORÕES, OS BAIXIOS DAS PONTES E VIADUTOS, OS ALAGADOS E MANGUES, SUBIR AOS MORROS!

    AS INDENIZAÇÕES FORAM PAGAS AOS ESCRAVAGISTAS PELOS PRJUÍZOS SOFRIDOS!

    PENSEM ESTODAS ESSAS SITUAÇÕES COM SUAS “ESPOSAS”, FILHOS E FILHAS, SEUS VELHOS PAIS E, DEPOIS VENHAM DAR SUAS OPINIÕES EXCREMENTOSAS SOBRE O QUE NUNCA VIVENCIARAM, NEM SENTIRAM!

    NÃO VENHAM COM ESSSES PAPOS NAZISTOIDES, FILOSOFANDO SOBRE O ASSUNTO, NA TENTATIVA DE DESVALORIZAR AS AÇÕES AFIRMATIVAS!

    NÃO NOS PERTURBE MAIS DO QUE JÁ FIZERAM!

    COMO VAMOS DISCUTIR COM UMA IMBECIL E DESIQUILIBRADA COMO ESSA´TAL DE EVANY, QUE EM 13 LINHAS CONSEGUE COMETER 87 ERROS, NA TENTATIVA DE OPINAR SOBRE A VIDA DE UM NEGRO QUE SABIA O PORTUGUÊS E O LATIM, CUJO CONHECIMENTO O TORNA ACIMA DESTA MENTECAPTA!

    QUE MAIS FAZER?

    BRÁULIO

    ResponderExcluir
  6. Meu caro amigo, fico contente na criação deste blog. Não por falar de meu pai, também seu pai, mas por podermos recordas de tantas situações que vivemos juntos deste homem maravilhoso que foi Bráulio de Sousa Filho. De inicio deixo apenas um breve comentário, de que ele foi o cara mais inteligente que eu conheci em toda minha vida... Depois vou deixar estórias que dele ouvi, muitas engraçadas e outras tristes, mas todas com um ensinamento implícito... Abraços a todos...

    ResponderExcluir
  7. BRAULLIO E OS DESAFINADOS....rsrsrrsr

    Boémio no sentido poético da palavra, adorava violão, cantar, falar, ensinar.Adorava estar rodeado dos filhos e amigos, se formava então a roda dos desafinados, Braulio com o violão sempre, mais eu e o Nuno tocavamos o que tinha na frente, balde, banquinho, copo, caxinha de fosforo, algumas vezes tinhamos um pandeiro rsrsrsr, mais imagina só a classe dos dois tentando acompanhar o véio.O Nuno sempre manjou de cantar as musicas que o véio gostava, eu fui aprendendo com eles de tanto ouvir nos churrasco.Me da uma saudade desse tempo bixo...saudade do véio...

    ResponderExcluir
  8. Poxa irmao, verdade, a gente tocava qualquer coisa que tinha pela frente, e depois o Mozart diz que a gente nao toca nada... hahahaha... era balde, bacia, violao de costas, bateria, e olha que bateria é até instrumento mesmo... e por ai a gente ia até as tantas da madrugada... o velho era muito animado.. as vezes injuriava e mandava todo mundo embora... mas o que era proibido mesmo era sentar-se no lugar dele à mesa ou na sala... esse é meu pai.. aqui vamos falando sempre um pouco mais dele, todos os dias.. e quem não teve o prazer de conhecê-lo podera saber um pouco mais de quem foi Braulio de Sousa Filho... "Filha da p..." sua frase predileta...

    ResponderExcluir
  9. Sobre o comentario da nobre senhora acerca de quem foi Zumbi dos Palmares, realmente o Braulio a colocou em seu devido lugar... Ela busca menosprezar a figura de um homem, que lutou bravamente pela liberdade de uma raça sem no entando conhecer nada da história do Brasil... Fala á deriva, inventa da própria cabeça o que pensa, sem qualquer fonte... A história está documentada e meu bisavô viveu o que meu pai relata, por isso a nobre senhora deve calar-se ao mundo, ao invés de falar bobagens... Dale Dr. Braulio...

    ResponderExcluir
  10. Isso mesmo irmão, hoje mantemos a tradiçao, usamos os mesmo instrumentos, kkkkkk, o Mozart que se cuide.Festeiros como o Braulio gostava, mais hoje com a presença espiritual do nosso grande mentor...

    ResponderExcluir
  11. Brualio lição de vida em pessoa!

    ResponderExcluir
  12. Bom foi curto o tempo que convivi com o Braulio, mas nesse curto tmpo vi que ele era uma grande de pessoa e de uma iteligência rara.
    Me lembro dos churrascos onde todos cantavam as músicas prediletas dele, isso o dexava muito feliz.
    lembro também do dia em que nós fizemos uma roda em volta da mesa e começamos a virar doses de pinga um a um, quando eu comecei a passar mal e ele falou "leva esse filha da p... lá pra cima" rsrrs.
    Ele sempre me chamava de canto para eu ouvir ele tocar o seu violão, também me falava sobre a minha postura que eu sempre devia me sentar com a postura reta, pois uma pessoa séria nunca se curva ao se sentar.
    Lembro também do último churrasco que passei com sua presença, ele não podia comer arroz, ele me pediu para pegar um pouco de arroz e peixe para ele, e falo que na vida nós não podemos tentar adiar a sua passagen se o momento dele estava chegando ele iria passar fazendo o que tinha vontade.
    Em seu velório lembro do Marcinho, Nuno e cacique cantando os sambas canções que ele tanto gostava e pediu para tocar em seu velório, a família estava forte sem expressar o que sentiam por dentro, mas o momento que me marcou foi quando seu caixão desceu para ser cremado e todos perceberam que nosso grande ídolo havia partido para o outro plano foi ai que a saudade bateu e todos se emocionaram.
    Bom sei que o que disse pode não significar nada para alguns, mas para mim foram momentos de apredizagens que nunca mais esquecerei.
    Braulio um cara que era fodaaaaaaaaaa!

    sua frase predileta que ateh hoje falamos
    O MULEQUE FILHO DA P...

    De: Marco Aurélio Silva.

    ResponderExcluir
  13. A partir de hj vamos postar colunas de intereses comuns a todos que como nós apreciam boas matérias com temas variados!
    Leandro de Rezende.

    ResponderExcluir
  14. Lembrando o Braulio 1
    Quando depois de uma tarde sempre com muita cerveja e churrasco, com a brilhante companhia do Braulião, ensinando, tocando violão, e chamando-nos carinhosamente de filhas da puta, eu caia de bebado, acordava eu de madrugada, e não é que o filha da puta do véio tava lavando louça, ou arruamando a cozinha toda que a gente havia sujado ou vomitado em tudo...
    Quando não, eu acordava com ele me cobrindo com uma colcha no chão, por que desmaiara bebado ali mesmo, ou então assistindo corujão, e sem saber que eu havia acordado falava comigo, contando alguma coisa relevante do filme para a sociedade...ele estava senpre acordado nas minhas madrugadas de ressaca lá na casa dele, parecia velar meu sono embriagado, com sua compania sábia, hj ele aconpanha creio eu todos nós seus amigos principalmente nesses momentos em que em vez de nós chamar de filhas da puta cuidava de nós...
    Quero aqui perante os amigos; ou melhor filhos orfãos do Braulião colocar minha mediunidade a serviço do véio para que ele continue nos cobrindo sempre de sabedoria se ele assim desejar...nos sabemos que continua conosco véio filha da puta!
    Leandro Rezende
    escritor e médium.

    ResponderExcluir
  15. O meu irmão é um prazer te-lo junto de nós trazendo tambem suas boas recordações de nosso grande irmão Braulio.E foi bem lembrado que nosso caro não dormia, quando digo não dormia quer dizer que nunca dormia mesmo, cochilava as vezes, ficava firme e forte acompanhando a bebedeira que nosotros armavamos nos finais de semana.Sempre muito carinhoso, determinada hora começava a gritar "Esses filho da Puta não tem casa não?".kkkkkkkk, quando um decidia ir embora vinha ele; " Vai pra onde filho da puta, fica ai tem muito pra comer e de beber"..kkkkk..

    ResponderExcluir
  16. Não posso deixar de relatar tambem as noites que ficavamos falando sobre tudo nas longas madrugadas de frio ou de calor, la estavamos fiéis.Determinada hora da madrugada o véio perguntava se alguem estava com fome, alguns sim, mas sempre pensavamos eim um pão, um lanchinho..kkkkk mais o véio não, era mesmo arroz, feijão e carne na madrugada, tixi tixi tixi a panela de pressão iniciava sua saga para cozer nosso rico feijãozinho, e todos comiam de lamber os beiços.Muito bom, muito mesmo.

    ResponderExcluir
  17. A saudade é muito grande, não dá para falar muito, ainda, muitas histórias passamos juntos, um homem extraordinário, uma inteligência rara.
    Com certeza hoje ele vela por nós, muitas vezes o sinto do meu lado me acariciando a cabeça.
    Vira e mexe, sinto falta de sua opinião, seu conhecimento e seu discernimento me fazem muita falta.

    ResponderExcluir
  18. FICAMOS PARADOS.
    Já paramos pra pensar o quanto tempo FICAMOS PARADOS em frente a TV ou computador, por dia?
    Hoje isso me incomodou, mas é um mal mundial...
    Todos nós estamos colhendo o que nossos avós plantaram para nós, mas infezlimente não estamos plantando nada para nossos filhos e netos por que a colheita é mais comoda e mais confortável, apenas sentamos enfrente uma caixa preta com uma tela de luz e ali desenvolvemos toda nossa sedentarisse somente usufruindo aquilo que inventaram pra nós para que nos sentindo confortavéis e seguros dentro de nossas casas descansemos para enfrentarmos mais uma segunda feira onde produzimos o ouro para poucos eleitos que não estão parados mas plantando para que o gado,(nós) os sedentários continuemos poluindo nossas mentes com toda sorte de inutilidades perniciosas para alma, como pornografia e alimentando talvez uma espécie de traição on line que perdemos a conta de nossas horas e anos à frente destes aparelhos que como tudo em nossas vidas devem ser bem utilizados.
    Poluimos nossas almas com inutilidades enquanto poucas mentes tentam com esses mesmos recursos levantar caidos ao longo da estrada, cumprindo os nossos princípios cristãos.
    Se não abrirmos nossas mentes para o horizonte logo estaremos sendo socorridos em algum lugar não seguro, não quente, não confortável como nossas casas, e teremos uma conciência 24horas como o tempo que perdemos em frente os nossos aparelhos amigos sem talvez rirmos para um filho carente de um olhar para seu brinquedo favorido, por consumir a mídia;E uma conciência implacável que nos acusara do tempo perdido e das promessa não cumpridas um dia, e deveremos remomeçar a jornada como no dia em que essas coisas estavam sendo inventadas, talvez aqui mesmo, com outros atrativos viciantes que nós não estamos inventando, talvez em outras glebas colaborando para nossos irmãos bárbaros ainda na transição da animalidade para a humanidade conseguirem um pouco mais de civilidade que um dia os escravizará novamente, relegando-os à mundos inferiores onde também eles colaborarão para o bem comum de todos os filhos do PAI.
    Falo isso para vocês meus filhos por que todos já são evoluidos para com o amor migrarem de reencontro as almas irmãs em mundos superiores pois estamos com muita saudades de vocês e depois quando todos estivermos reunidos de novo voltaremos juntos em missões redentoras.
    Não queriam novamente junto com os irmãos endurecidos de agora serem relegados de novo a missão redentora do testemunho.
    O tempo é chegado e a hora de recomeçarmos o caminho de volta a nossa capela já está se passando e este planeta já demonstra suas convulsões.
    Falo com amor para aqueles que tem os ouvidos para ouvirem. E se você foi um destes meus escolhidos não se juntem aos chamados pois se você me entende você é um escolhido da Capela que precisa voltar ao Verdadeiro AMOR.
    ESTAMOS ESPERANDO POR VOCÊS COM MUITA SAUDADES, arregassem as mangas ao trablalho edificante realizem sua reforma o mais breve possível e lembre-se sempre, BEM AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍRITO, que sem entender, creram! Nos entendemos, vimos toda graça do Pai e não cremos, por isso hoje estamos aqui, onde a choro e ranger de dentes.
    Leandro de Rezende.
    inspirado pela autoria de Irmão Geremias.

    ResponderExcluir
  19. Bela colocação meu caro irmão, tendo em vista a moral estranha cabivel no coração de varios irmãos desvirtuados pela massa globalizada e informatizada, temos nós seres ainda em crescimento e entendimento lutando contra os males que atacam nossas sociedades, fazer bom uso fruto desse instrumento capaz de unir os povos e levar informação.O caracter de todos nós usarios deve se expandir a nossos filhos para que entendam o porque de tal evolução, de contra partida não os deixar bitolar,não deixando-os obcecados pela comodidade diaria.O prazer de pegar construir, interagir de corpo presente, fazendo nosso corpo e espirito sentirem a presença real de nossos irmãos ao nosso lado, enquanto o mundo globaliza as mentes de nossos filhos e afins nós trabalhadores da seara do mestre vamos implantar nos corações o amor e a fraternidade.


    Gostei muito do post Leandro, e espero falar-mos mais desse assunto.Grande abraço.

    ResponderExcluir
  20. Sr. Braulio... claro que me lembro do "filha da p...", eu tinha de errar a mesa e quebrar um copo. Mas me sinto a "filha" que assim ele me considerava, como sinto sua falta como a um "pai", mesmo pelo pouquíssimo tempo de convivência. Engraçado como ele sempre me vem a lembrança, pra não me fazer esquecer. E desculpe, não tenho atendido o seu pedido. Mas trago-o sempre em meu coração e o levarei ao coraçãozinho da nossa Luna.

    ResponderExcluir
  21. Hoje de manhã escutei uma música e lembrei do véio na hora, a música do Nelson Gonçalves Naquela Mesa. Música que ele cantava e tocava tão bem ao violão, e nós nem sabiamos que essa música falava tão bem sobre ele e a falta que ele nos Faz.
    Segue abaixo a Letra e endereço de vídeo para que todos apreciem e lembrem o velho Bráulio.
    Naquela mesa ele sentava sempre.
    E me dizia sempre o que é viver melhor
    Naquela mesa ele contava histórias
    Que hoje na memória eu guardo e sei de cor
    Naquela mesa ele juntava gente
    E contava contente o que fez de manhã
    E nos seus olhos era tanto brilho
    Que mais que seu filho
    Eu fiquei seu fã
    Eu não sabia que doía tanto
    Uma mesa num canto, uma casa e um jardim
    Se eu soubesse o quanto dói a vida
    Essa dor tão doída, não doía assim
    Agora resta uma mesa na sala
    E hoje ninguém mais fala do seu bandolim
    Naquela mesa ta faltando ele
    E a saudade dele ta doendo em mim
    Naquela mesa ta faltando ele
    E a saudade dele ta doendo em mim.
    http://www.youtube.com/watch?v=RKsC3MMlqtE

    ResponderExcluir
  22. Fabiano Batistela ou TUCO como ele me chamava26 de agosto de 2010 às 16:22

    É mais forte que eu a emoção de falar sobre essa sumidade, sobre esse guru,em breve contarei algumas facetas de nosso amado mestre!

    ResponderExcluir
  23. Poxa estou aqui de volta...só pra deixar registrado mais um dia de saudade do véio..preciso dos seus conselhos...mais ta bom...vamos nos encontrar logo logo, cada dia que passa vejo que os dias passam mais rapido...

    ResponderExcluir
  24. Saudade ... Te amooooooooooooo!!!
    Malu

    ResponderExcluir